Entrevista exclusiva com o cantor e compositor André Buenno

Quem é André Buenno? Qual seu nome completo? Onde nasceu? E como você se define?

Eu sou um jovem do século XXI com anseios, sonhos, medos e fraquezas de um jovem do século XXI, mas com graça, o zelo, o temor, a devoção a fé que sempre estará firmada no Deus que criou todos os séculos, que é o mesmo ontem, hoje e eternamente.

Meu nome completo é André Gabriel Buenno, nasci numa pequena cidade do interior de São Paulo, chamada Taquarituba com pouco mais de 25 mil habitantes e aos 11 anos eu e minha família viemos para cidade de Sorocaba também interior de São Paulo onde estamos até o dia de hoje.

Não tem como definir algo que ainda está informe, acredito na definição da obra completa e ainda há muitas coisas em mim a se aprimorar, coisas inacabadas, sempre haverá coisas pra fazer. Talvez a melhor forma de me definir por antecipação, seja uma “Obra Inacabada”.

Você estuda? Qual curso faz?

Sou formado em Tecnologia em Marketing, me formei esse ano (2011), mas já estou à procura de uma pós-graduação.

Quando você descobriu que tinha o dom para compor, e cantar?

Não foi uma descoberta, eu quis ser um compositor, queria me expressar de alguma forma fazer algo pra Deus. Aos 13 anos no grupo de jovem da minha igreja comecei a me destacar no ministério de louvor e eu senti necessidade de cantar algo meu. Não que os dos outros não tenha valor, mas nos sentimos mais capazes usando nossas próprias armas de guerra.

E atrelado ao meu querer e ao meu buscar, persistir e não desistir logo que alguém dissesse “você não nasceu pra isso” eu escolhi acreditar que Deus molda, e sonha os nossos sonhos, e firmado no versículo ‘Pedi, e dar-se-vos-á; buscai e achareis; batei e abrir-se-vos-á.” Eu pedi e creio que dia a dia Deus esta me capacitando e moldando aquilo que eu pedi a Ele.

Antes de compor cada uma de suas músicas, há muita oração?

Não quero espiritualizar (risos). As melodias e letras vem em momentos, mais simples e desprovidos de todo e qualquer entendimento, ela sempre vem quando não temos uma caneta ao nosso alcance, ela fica martelando nossas idéias, posso estar andando ou até mesmo no banho.

Mas eu sempre procuro auxilio da bíblia, me certificar se o que eu escrevo é verdade, se mesmo assim estiver na duvida, procuro os universitários de Deus, para tirar duvidas divina.

Dentre as músicas que você já compôs, existe uma em especial e que mais te tocou? Por quê?

Todas me tocaram, e espero que antes de tocar alguém queira eu ser tocados por elas. Mas a canção gravada pela dupla Vanilda Bordieri e Célia Sakamoto intitulada “Eis o Cordeiro de Deus” foi marcante em minha vida, pois nitidamente senti Deus falar comigo a cada verso, indescritível, sai pela casa cantando com autoridade, foi tremendo.

O que você gosta de ouvir nas horas vagas e que dicas de CDs você poderia dar para os leitores do Blog Louvor dos Arrebatados?

Gosto muito do “Pentecostal” não nego que nasci no fogo da Assembléia de Deus. Ouço Cassiane, Amanda Ferrari, meus conterrâneos Marcelo Dias e Fabiana, Suellen, meus sertanejos preferidos Daniel e Samuel. E tudo que surge de novo eu sempre ouço gostando ou não eu sempre ouço é bom estar aberto às novidades.


Qual deveria ser a postura de um cantor nos dias de hoje, se tratando de repertório e produção musical? Você acha que por estar levando uma mensagem espiritual através da música o artista acaba usando isso como uma desculpa e esquece-se do profissional e da qualidade?

“Agora gravar CD virou bagunça”. Desculpe-me a expressão, mas o comercio é evidente e a falta de comprometimento esta estampada em cada layout xerocado que vemos por ai.

A obra de Deus é seria, tem que haver coerência e ética, e acima de tudo, saber seu foco, seu nicho de mercado. Vejo cantores por ai que estão lançando um CD solo e pensando no seu CD infantil, com o repertorio montando do seu CD especial de Natal, creio que não é bem por ai!

“Leva-se um tempo para amadurecer os frutos” tudo tem um cronograma, um ciclo, e esse ciclo precisa ser seguido. A escolha de repertorio é à base de uma boa colheita, escolher bem as sementes “composições” para plantar no seu solo fértil exige sabedoria, você não pode plantar qualquer semente.

Invista em seu ministério, leve-o a serio, não desista de buscar o melhor, não é pecado querer o melhor dessa terra, somos herdeiros de Deus, não se contente com o pouco, se o muito você tem por herança.

Deus merece o nosso melhor!

Na atualidade, sabemos que infelizmente a pirataria tem crescido muito em nosso país. Em sua opinião o que tem gerado esse crescimento, e o que pode ser feito pra acabar com a pirataria? 

Pirataria sempre existiu e essa “praga” nunca vai acabar. Se as pessoas soubessem o caos que é uma gravação, as noites em claros que os produtores e artistas passam para finalizar um projeto, tempo e dinheiro investidos.  Talvez tomado por compaixão as pessoas pensasse no mínimo duas vezes antes de piratear uma obra.

No meio Gospel isso ainda é uma pequena porcentagem perto do rompante e indevido que sofre o meio secular com a pirataria, é uma lastima acima de tudo é CRIME e pra pesar mais na sua consciência é PECADO.

Mas o povo brasileiro já “acostumou” a ser lesado pelos altos impostos e pelos abusos do governo, e chega a pagar quase R$ 40,00 reais por um CD produzido aqui no próprio Brasil na zona franca de Manaus. Incitando ainda mais o povo a praticar crimes de reprodução indevida. Atrevo-me a dizer que daqui a alguns, não tão longe dez anos 20 mil cópias já será disco de Ouro uma pequena pepita perto, dos milhões de copias que são baixadas e reproduzidas e o ouro mesmo aquele bruto vai parar na estante da máfia.

Todo mundo tem um sonho, e qual é o seu sonho?

Eu sonho em alcançar meus objetivos sempre com os pés no chão, com sabedoria e com temor de Deus. Reconheço minhas fraquezas a cada amanhecer isso me fortalece para levantar e buscar o perdão de Deus. Busco me aperfeiçoar como pessoa, como filho, como servo de Deus. Sonho com a certeza de que todas as manhãs, Deus vai enxugar as minhas lagrimas e fazer uma pessoa melhor a cada dia.

Para finalizar deixe uma mensagem aos leitores do nosso Blog Louvor dos Arrebatados.

Porque Dele por Ele Para Ele são todas as coisas, mas a alegria é nossa!

E pra mim é uma alegria estar explanando minhas idéias e compartilhando com todos vocês minhas conquistas. Louvo a Deus pelo convite e pelo carinho e pela vida do André Gil, e que esse Blog Seja uma benção para essa geração.

E quem quiser saber mais um pouco sobre mim pode estar acessando meu Blog www.andrebuenno.blogspot.com e me seguindo no Twitter @AndreBuenno_ 

Que o Senhor nosso Deus lhe abençoe hoje e sempre.


2 comentários:

  1. LIndo, puro e verdadeiro, é assim q costumo definir suas palavras e pensamentos!!!

    Continue sempre assim, correndo a carreira e nunca parar
    Amo sua vida
    Sua amiga e intercessora
    Lydia Quadrps

    ResponderExcluir
  2. O André é um menino de Deus, canal de bençãos através da música.
    Parabéns pela iniciativa de mostrar e tornar mais conhecido o talento do André Buenno.
    Paz do Rabi!

    ResponderExcluir