Entrevista com Andrea Fontes by Casa Gospel

Dona de uma voz firme e com mais de 30 anos de ministério e reconhecida como ícone da música pentecostal, Andrea Fontes declara: 'Sou uma eterna dependente de Deus'. Hoje, além de seu ministério musical, Andrea auxilia seu marido na Igreja Assembléia de Deus Ação no Deserto, pastoreada por seu marido.
Apesar da vida agitada, com apresentações em diversas igrejas do país, a cantora e mãe de quatro filhos é rigorosa na educação. Aliada a uma equipe de colaboradores, Andrea acompanha o dia-a-dia de seu lar, dando todas as instruções. 'Sou um tipo de mãe que está sempre governando sua casa, independentemente do lugar em que eu esteja. Não posso ir para a obra de Deus e largar minha família', afirma.

CASAGOSPEL.COM: Como foi o início da sua carreira?
ANDRÉA FONTES: Posso dizer que não foi nada fácil, minha primeira produção foi aos nove anos de idade, na época até um compacto duplo com quatro músicas. Meus pais que tomaram a iniciativa de fazer o trabalho, pois canto desde os quatro anos de idade. Após este compacto veio o primeiro LP da minha carreira, gravei em São Paulo no estúdio Guidon, o engraçado que tudo ainda está marcado em minha mente, quando as coisas acontece na nossa infância tudo fica marcado em nossa mente.
Chegando no décimo segundo trabalho conheci meu esposo o Pr. Miguel e ele assumiu a minha carreira, todo o meu trabalho musical, e eu me lembro que a primeira produção que ele fez pra mim após casados, foi aquele CD chamado “Unção”, uma das canções era a "Fica Jesus mais um pouquinho", que realmente confirmou a nossa união o nosso casamento e Deus nos abençoou grandemente. A música teve uma grande repercussão no Brasil e assim foi seguindo, na sequencia foi a vez de “João Viu” que ainda é muito lembrada e cantada até os dias atuais, por onde eu passo as pessoas pedem pra cantar por mais que seja muito antiga, eles pedem, não tem como fugir, é engraçado porque parece que eu a gravei ontem, e assim foi a minha caminhada...

CASAGOSPEL.COM: E após a entrada na MK Music...
ANDRÉA FONTES: A oportunidade de ingressar na MK Music veio num momento inesperado, uma surpresa, e quando chegamos na MK gravamos o CD “Momento de Deus” e a música “Batismo no ônibus” selando a parceria, é uma das canções que mais canto, e ainda tocam muito em rádios pelo Brasil, soube que ela ficou em primeiro lugar em diversos estados do Brasil. Ninguém esperava esse sucesso com esta canção, e foi uma surpresa de Deus.
Agora estou lançando o quarto trabalho pela MK Music “Eu acredito em Milagres sendo o 21° CD da minha carreira. Estou muito contente com este trabalho, muitas pessoas que tem adquirido este CD, e até pessoas que trabalham no meio musical comentam que este é o melhor CD da minha carreira, está um pentecostal bem pra cima. Não mudei de estilo, continuo no pentecostal, mas dentro do pentecostal consegui trazer um som mais pra cima, com canções que vão de encontro mesmo a quem ouvir, e este trabalho vem marcando o meu ministério.

CASAGOSPEL.COM: Seus CDs possuem no mínimo uma canção que cai na boca do povo como: João Viu, Fogo Santo, Amor tão Lindo, Permissão de Deus, Batismo no ônibus e Benedita e o Colírio. Isso se deve a uma boa escolha de repertório, muitos CDs são lançados e cantores não conseguem uma projeção que espera, devido muitas vezes pelo repertório escolhido. Como você faz a escolha do repertório dos seus trabalhos?
ANDRÉA FONTES: Olha, confesso que é um momento muito difícil, é a mais trabalhosa em todo o projeto de gravação, escolher repertório é muito difícil porque você pode até gostar de um louvor quando escuta, mas você não grava CD pra você mesmo, você grava CD pra que as pessoas possam adquirir o seu trabalho, possam ter o seu CD lá na casa das pessoas, ninguém grava CD pra ficar encalhado, hoje uma produção custa muito caro, uma produção mesmo como temos feito em meus CDs principalmente, isto se você quer que o seu ministério, seu trabalho tenha um sucesso no meio cristão.
Neste novo projeto eu recebi muitos CDs, as pessoas mandam pelo correio, pela internet, foram mais de 200 músicas só para este trabalho pra que eu pudesse ouvir e escolher as que entrariam no meu CD. Oro e peço muito a direção de Deus, não é nada fácil. Mas o interessante é que neste trabalho não tive muita dificuldade pela quantidade de música que recebi, e olha só eu ouço todas, porque as vezes a canção que vai levantar o CD está escondida em tudo o que recebi, por isso não passa nada sem que eu ouça. E claro o meu pastor que é pastor e marido me auxilia na escolha, depois a Dona Yvelise, diretora da gravadora ouve também as canções e dá as suas opiniões, entramos num consenso e fechamos o repertório.

CASAGOSPEL.COM: Como foi ganhar o seu primeiro disco de platina com o CD “Permissão de Deus” que marcou a sua entrada na MK Music. O que pode compartilhar esse número de vendas do CD pelo Brasil afora mesmo com a pirataria dentro das igrejas?
ANDRÉA FONTES: Ganhar esse CD de platina foi um presente de Deus, não esperávamos e Deus nos faz esta surpresa, ele é um Deus de surpresas e eu dei muito glória a Deus por isso rss, porque não é fácil com essa pirataria toda no meio dos cristãos, e eu insisto a pirataria não é coisa de Deus, e muitas pessoas impedem de receber a benção de Deus em sua vida porque tem algo pirata em sua casa e isso acaba prejudicando não só ele, mas a gravadora que investe e quer retorno, os compositores, os próprios cantores, os músicos, os produtores, todos os que dependem e vivem da música.
Faço até um apelo pra que não comprem CD pirata. Por mais que o CD é caro, vai juntando e juntando e espere pra comprar o CD original, porque você vai abençoar a minha vida como cantora, a vida dos compositores, a dos maestros porque tudo está ligado, e todos são abençoados por aquele que compra o CD original e faz com que novos trabalhos possam surgir. Mas diante disto tudo Deus tem me honrado, meus CDs que foram lançados pela MK Music, todos eles são disco de ouro, e na sequencia sempre glorificamos a Deus também pra que o platina venha também.

CASAGOSPEL.COM: Este novo trabalho pela MK Music “Eu acredito em milagres”, a escolha do produtor como foi? E nos conte sobre esta versatilidade no seu novo projeto que está mais alegre.
ANDRÉA FONTES: A escolha do maestro todos já sabem que eu faço questão de fazer com o Maestro Melk, fica até difícil mudar, porque são muitos anos trabalhando juntos, e ele já sabe tudo o que eu quero que aconteça dentro da música, sabe a minha voz, onde chego onde não chego, ele já entende o estilo que trabalho. E agora as minhas músicas são sempre diversificadas, não posso dizer que Andrea Fontes canta só música pentecostal, mesmo porque o meu público é quase na totalidade pentecostal, mas também canto música de adoração, louvor congregacional, música pra show, só quem já me viu ao vivo com banda pode confirmar, se você ainda não me viu ao vivo veja e ouça como é Andrea Fontes cantando fora o CD que você ouve.

CASAGOSPEL.COM: Vamos falar um pouco do sonho que você conseguiu concretizar, que é a gravação do seu primeiro DVD.
ANDRÉA FONTES: O DVD foi uma benção, uma realização, foi um DVD que incluiu não só as músicas dos CDs que lancei pela MK Music, mas também tive a oportunidade de incluir canções que fizeram sucesso em toda a minha carreira, que foram os CDs independentes. As pessoas me perguntavam se eu iria incluir canções como "João Viu" "Amor tão lindo" e elas estão sim no meu DVD, foi lindo demais, foi muito bom cantá-las novamente com uma nova roupagem. E nós fizemos esta seleção com canções novas e as que marcaram a minha carreira. Pra mim foi uma noite que marcou a minha vida dia 07 de Abril de 2008.

CASAGOSPEL.COM: Finalizando esta entrevista, deixe uma mensagem a todos os internautas que conferiram as novidades e conheceram um pouco mais a sua carreira.
ANDRÉA FONTES: Eu gosto sempre de deixar uma mensagem bíblica porque este versículo acompanha a todos os momentos da minha vida que fica em Isaías 41:10 que diz: “Não temas porque Eu sou contigo, não te assombres porque Eu sou o Teu Deus. Eu te esforço Eu te ajudo Eu te sustento com a destra da minha justiça. Porque Eu o Senhor teu Deus te tomo pela tua mão direita e te digo não temas porque Eu te ajudo”. Que Deus abençoe a todos vocês, um beijo no coração.

Contatos da cantora:
Telefones:
(21) 2796-3929/ 9186-5801/ 7866-9222/ ID 10*35639 e fale com Pastor Miguel Rodrigues

O CasaGospel.com agradece a Alomara que intermediou esta entrevista que fora feita durante a Expo Cristã 2010. E claro à Andrea Fontes pela sua simpatia e disposição a nos conceder esta rica entrevista.

0 comentários: